Sou associado
Fechar
Sou prestador de serviços
Esqueci minha senha.
Fechar
Indique um médico ou clínica
Fechar

Notícias

Clínica Freud Cidadão

07/10 - 00:00

           O Freud Cidadão é um centro de atenção psiquiátrico estruturado para acolher e orientar pessoas em sofrimento mental agudo ou crônico e seus familiares.

            Oferecemos tratamento extra-hospitalar para alívio de crises subjetivas bem como para estabilização clínica, reabilitação funcional e reinserção social de portadores de transtornos mentais graves e persistentes e de dependentes de álcool e outras drogas.

            O tratamento no Freud Cidadão leva em consideração, sobretudo, a singularidade de cada paciente, apostando nas estratégias que vão funcionar para ele especificamente. Oferecemos consultas psiquiátricas, psicológicas e psicanalíticas, além de oficinas artísticas e culturais, grupos terapêuticos e ambiente de convivência em turnos integrais (08h-17h).

            Fundado em 2009, o Freud Cidadão conta com uma experiente equipe, com conhecimento especializado e que trabalha de forma ética e cuidadosa para construir as respostas mais adequadas a cada paciente e sua família.

 

 

RESUMO DE NOSSOS TRATAMENTOS e CUIDADOS

 

1) Atendimento psiquiátrico imediato com contato prévio (3213 7857 e 3227 2306) 

 2) Tratamentos ambulatoriais 

 

 

 - Consultas e tratamentos psiquiátricos

- Consultas e acompanhamento psicológico

- Atendimento em psicanálise    

3) Clínica-dia  - espaço de permanência diária (integral ou meio turno) para pacientes em risco de internação psiquiátrica, substituindo-a, ou no pós internação, atuando na manutenção da estabilidade psíquica e no estímulo à reinserção psicossocial. Este é um espaço privilegiado de construção de laços sociais e de aderência ao tratamento. A clínica dia oferece, durante a permanência dos pacientes nos turnos:

 - Grupos terapêuticos

- Oficinas artísticas e culturais

- Espaço de convivência

- Acolhimento e orientação familiar

  

CORPO CLÍNICO

 

Direção clínica:

 

Adriana Renna de Vitta (CRP: 04/15.105), psicóloga, psicanalista, mestre em Psicanálise pela UFMG. Foi professora substituta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário UNA. Diretora clínica do Freud Cidadão. Curso de formação em Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais. Experiência clínica e em pesquisa nas seguintes áreas: Psicopatologia, Psicose, Toxicomanias, Psicanálise e saúde mental. Coordena o Ateliê de Pesquisa Psicanalítica do Freud Cidadão desde 2009. 

 

Letícia Soares de Sousa (CRP: 04/24.721), psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia em Intervenções Clínicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Curso de formação em Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais. Experiência em Psicologia Clínica, atuando nas áreas de intervenções psicossociais, psicanálise e saúde mental.

Dr. Pedro Bracinni, psiquiatra, (CRM 41179). Possui mestrado em Psicanálise, Psicopatologia e Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Strasbourg (2010-2011), especialização em Psiquiatria pelo Centro Hospitalar Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de Strasbourg (2008-2009) e residência em Psiquiatria pelo Programa de Residência em Psiquiatria do Hospital das Clínicas da UFMG (2006-2008). Trabalhou em diversas instituições públicas e privadas de saúde mental, tendo tido experiência em Psicoterapia Institucional na Clínica de La Borde (França, 2009). Atuou como psiquiatra preceptor da Residência Médica de Psiquiatria da Rede Municipal de Belo Horizonte (Hospital Odilon Behrens) e da Residência de Neurologia Clínica da Santa Casa de Belo Horizonte. Foi psiquiatra do Centro de Referência em Saúde Mental da Regional Leste de Belo Horizonte (CERSAM Leste), do Centro de Atendimento e Proteção ao Jovem Usuário de Tóxicos (C.A.P.U.T.) e da Central Psíquica (clínica privada de psiquiatria). Médico coordenador técnico.

 Psiquiatras:

 

 

Dr. Bruno Engler Faleiros, psiquiatra (CRM 53126). Graduado em medicina pela UFMG (2005-2010) e mestre em Neurociências pela UFMG. Durante o mestrado trabalhou como emergencista e foi diretor clínico da Unidade de Pronto Atendimento Centro-Sul. Foi psiquiatra do Centro Mineiro de Toxicomania.

Dr. Flávio Benigno Andrade Braga Cavalcante (CRM 52024). Graduado em medicina pela UNIMONTES (Universidade Estadual de Unimontes). Psiquiatra da rede SUS de 2012-2015. Preceptor da Residência de Psiquiatria do Cersam- Venda Nova. Supervisor do Internato em Saúde mental do curso de medicina da UNIFENAS. Formação em Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de MG.

Dr. Gustavo Moreira Alckmin (CRM 55537). Graduado em Medicina pela FCMMG. Psiquiatra do IPSEMG- 2016 e 2017.  Psiquiatra do CERSAM-AD Nordeste em 2016. Foi psiquiatra do Centro Mineiro de Toxicomania de 2106 a 2018. Curso de Formação em Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise e Saúde mental de MG de 2104 a 2016. 

 


Profissionais integrantes da clínica dia:

 

 


Cecília Lana (CRP 04- 45251) Psicóloga. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Ferderal de Minas Gerais (2015). Mestre em Estudos Psicanalíticos pela Universidade federal de Minas Gerais (2016-2018). Atuou como psicóloga e psicanalista no Centro de Atenção e inclusão psicossocial (CAIS), atendendo graves patologias da infância e no projeto Desembola na idéia, realizando atendimentos clínicos e acompanhamento psicossocial a adolescentes  em situação de vulnerabilidade social. Atua também em consultório particular. Docente no curso de Psicologia da da Faculdade Pitágoras. Psicóloga do Freud Cidadão.

Elizabeth Medeiros (CRP 04- 28.301) Psicóloga. Possui graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (2007) e especialização em saúde mental pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Psicanalista. 

 

Elaine maciel (CRP 04- 22403) Psicóloga. Mestre em Psicologia, Psicanálise e  Educação pela FAE- UFMG. Formação em Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise e saúde mental de Minas Gerais. Foi professora da PUC-MG e Psicóloga no Programa PAI-PJ. Tem interesse nas áreas da infância e adolescência e sua articulação com o ato infracional. Atua na clínica psicanalítica com jovens e adultos.

Vinícius Carossi (CRP 04 – 33235) Psicólogo. Mestre em Processos Psicossociais pela PUC-MG. Doutorando em Teoria psicanalítica pela UFMG. Atuou na Secretaria de Defesa Social, nas medidas socioeducativas e em uma clínica de tratamento para menores usuários de tóxicos. Possui interesse nas seguintes áreas: clínica psicanalítica, adolescência e toxicomania.

Profissionais psicólogos da equipe clínica ambulatorial:

 

 


Alice Oliveira Rezende, psicóloga, (CRP: 04/40779): Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, área de concentração em Estudos Psicanalíticos. Graduação em Psicologia (UFMG). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica. Principais campos de interesse: teoria e clínica psicanalítica com crianças e adultos, psicopatologia psicanalítica e psicanálise nas instituições.

Elaine Maciel (CRP 04- 22403) Psicóloga. Mestre em Psicologia, Psicanálise e  Educação pela FAE- UFMG. Formação em Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise e saúde mental de Minas Gerais. Foi professora da PUC-MG e Psicóloga no Programa PAI-PJ. Tem interesse nas áreas da infância e adolescência e sua articulação com o ato infracional. Atua na clínica psicanalítica com jovens e adultos.

Guilherme Mendonça Del Debbio (CRP: 04/23.236): Possui graduação em Psicologia pela Universidade FUMEC (2004) e pós-graduação em Gestão, Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais em Áreas Urbanas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrado pela Faculdade de Educação (UFMG) na linha de pesquisa Psicologia, Psicanálise e Educação. Trabalha com a clínica psicanalítica desde janeiro de 2005 em consultório particular. Interessa-se, mais especificamente, pela clínica psicanalítica com adolescentes.

Luciana Silviano Brandão (CRP: 04/5636) Psicóloga, psicanalista, Mestre (2009) e Doutora em Literatura e Psicanálise pela Universidade Federal de Minas Gerais. Psicanalista, especialista em saúde mental. 

 

Marcelo Bizzotto Pinto (CRP: 04/27229) Possui graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (2007) e mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Psicanalista, especialista em saúde mental. 

 

Outros profissionais: Acompanhantes terapêuticos, Artistas oficineiros, estagiários de psicologia.

 

Endereço: Rua Luz, 154, Serra, Belo Horizonte - Tel.: (31) 3213 7857  (31) 3227 2306  (31) 99780 7857